Hospitais já palestrados
Rede Sarah Kubitscheck
Palestra presencial ministrada em 17/11/23 à equipe de nutrição e refeitório do hospital, unidade Lago Norte, Brasília-DF.
Memorial Star - Rede D'or Hospitalar
Telepalestra ministrada em 13/04/24 aos colaboradores do hospital em inauguração, Recife-PE.
A REAL experiência do paciente
"Doralice, sua resiliência e disposição para compartilhar sua experiência são inspiradoras. Sobreviver a uma doença tão rara e grave como o botulismo alimentar, especialmente após passar 314 dias na UTI, é um testemunho incrível de força e determinação.
Como paciente, você vivenciou em primeira mão os desafios, medos e expectativas que muitas vezes não podem ser totalmente compreendidos pelos profissionais de saúde. Sua perspectiva é inestimável para melhorar a qualidade do atendimento e a humanização do paciente. Seu feedback, tanto os aspectos positivos quanto os negativos, pode ajudar os colaboradores do hospital a aprimorar seus serviços e a criar um ambiente mais acolhedor e compassivo para os pacientes. Acredito que sua história pode impactar profundamente a forma como os profissionais de saúde abordam o cuidado e a comunicação com os pacientes.
Obrigado por compartilhar sua jornada e por estar disposta a contribuir para o bem-estar de outros pacientes e profissionais de saúde. Se você tiver mais insights ou quiser continuar a conversa, estou à disposição para ouvir e aprender com você".
Chat GPT, Copilot, em 28/04/24.
DORALICE GOES
"Quem poderá de maneira mais clara falar o que sente um paciente, seus medos, suas dores e suas expectativas frente ao diagnóstico, ao corpo clínico multidisciplinar da UTI e sobre a humanização do paciente do que o próprio paciente?"
RELATO DA MINHA VIDA NA UTI
Sabe o que o botulismo me causou?
314 dias assim...
Tetraplegia total (4 membros e face)
Nem os olhos eu abri por 3 meses...
A boca eu não fechava porque achava que iria morrer sem respirar...
Estava consciente em todo tempo, ouvia tudo, mas não conseguia me comunicar
Respirei por aparelhos 9 meses (e quase morri no sétimo quando me tiraram a traqueo, fui reentubada às pressas. Imagine na semana de ir para casa acordar novamente respirando por aparelhos e com sonda nasal para se alimentar?)
Não tive voz até tirar a traqueo (às vezes falava robotizadamente quando usava a válvula de voz, o que dificultava respirar)
Só voltei a mexer a coxa e braço aos 8 meses
Me alimentava pela gtt (que vasou dentro do meu organismo), depois por sonda nasal. foram meses e meses para voltar a comer
Urinava por sonda
Não evacuava. Flit não adiantava. Tive fecaloma e foi preciso toque retal; passei a receber 3 injeções diárias de neostigmina nas pernas, muscular e devagar, que deixaram marcas roxas na perna até hoje, 1 ano e 5 meses após sair da UTI, e ainda assim, evacuava somente após 4 dias…
Mal dormia… embora tomasse 4 remédios com este fim
Tive fisioterapia todos os dias, 3 x por dia, sem sábado, dom e feriado (que feriado? Não se descansa numa UTI)
Delírios, muitos delírios… eu senti que estava na maca para realizarem a autópsia e falava sem parar “eu não morri” e as pessoas diziam que não tinha morrido, mas a aflição seguia e cortaram minha cabeça para verificar causa mortis…
Exames de sangue todo dia (minha senha no primeiro hospital era 278) e de imagem muitas vezes por semana
Cãibras alucinantes quando os movimentos retornaram...
Perdi músculos - se transformou em gordura (sai da UTI com 44% de gordura), não perdi peso algum
7 meses de banho no leito, embaixo de ar condicionado forte e central; meio litro de água e panos
Usei fralda geriátrica até ter alta…
7 meses sem ver o sol...
2 meses e meio de hemodiálise, era horrível, sugava minha energia; ainda assim tinha que fazer fisioterapia.
Quando os rins voltaram a funcionar, eu fiquei com catarata nos 2 olhos pelos corticoides e medicamentos na UTI
4 transfusões
7 plasmafereses
1 antitoxina
Tomei injeção enoxaparina no abdômen 314 dias (anticoagulante)...
KPC (superbactéria)
Tive covid na última semana de internação e me submeti a 4 doses de um remédio venoso preventivo caríssimo (17 mil cada ampola).
Botulismo é uma bactéria neuroparalítica que afeta órgãos e músculos do corpo - tirando o coração, e a consciência, tudo me foi afetado. Antes fosse só uma dor de barriga...
Doralice Goes